Canoas prepara abrigos para previsão de temporal com ventos fortes

Ginásios de duas escolas foram organizados para receber famílias caso seja necessário

Foto: Gustavo Garbino / Prefeitura de Canoas / Divulgação

O avanço das chuvas e os eventuais transtornos, como alagamentos e enchentes, previstos por um possível temporal com ventos fortes são monitorados pelo Comitê de Gestão de Risco da prefeitura de Canoas. De acordo com levantamento feito pelo Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), a previsão indica a presença de muitas nuvens e pancadas de chuva, com risco de temporais isolados em Canoas.

Conforme a previsão, o período mais crítico poderá ocorrer entre esta quarta e quinta-feira, com precipitações que podem passar de 100 mm. As temperaturas também tendem a cair drasticamente. “Nosso monitoramento ininterrupto da questão climática nos coloca de sobreaviso e retomamos o alinhamento das diversas estruturas que compõem nosso Gabinete de Gestão de Risco”, disse o secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), Aristeu Ismailow.

Os ginásios das escolas Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) já estão preparados para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas. A Campanha do Agasalho 2023 segue recebendo roupas, calçados, cobertores e outros itens de cama, mesa e banho, em 72 pontos de coleta, até o dia 21 de setembro. Há pontos de arrecadação nas sedes da Prefeitura e subprefeituras, shoppings e redes de supermercados.

As doações são importantes tendo em vista que serão encaminhadas para famílias em situação de vulnerabilidade e que possam vir a ser atingidas por períodos de inundações. Em caso de emergência relacionada a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 3476-3400 ou (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.