Prefeitura de Porto Alegre realiza blitz alusiva aos 33 anos da Coleta Seletiva

Ação pretende fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar corretamente os resíduos domiciliares

Foto: Rodger Timm / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre, através do Departamento de Limpeza Urbana (DMLU), anuncia para esta sexta-feira a Blitz da Coleta Seletiva, em alusão aos 33 anos da ação. O evento está previsto para ocorrer na avenida Getúlio Vargas, no trecho compreendido entre a avenida Ipiranga em direção à rua José do Patrocínio, partir das 9h. Em caso de chuva a ação será adiada, conforme o Executivo.

Promovida pela Diretoria de Gestão e Educação Ambiental (Dgea) do DMLU, a ação pretende fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar corretamente os resíduos domiciliares. Porto Alegre é considerada uma das capitais pioneiras no país a implantar o serviço de coleta de resíduos recicláveis. Hoje, por dia, as equipes recolhem uma média de 53 toneladas de material reciclável na cidade.

“Destinar corretamente os resíduos que produzimos em casa é um gesto de cuidado com a cidade e de garantia de renda às famílias de triadores. Com a Coleta Seletiva, cuidamos melhor do meio ambiente. Só com essa parceria entre o poder público e a população é que vamos ter uma cidade sustentável, limpa e assim mais agradável para se viver”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

O que descartar na Coleta Seletiva (recicláveis)

Basicamente todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal são reaproveitados. Entre eles, embalagens longa vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos e clipes.

Histórico

Desde 7 de julho de 1990, quando começou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, o serviço foi se aperfeiçoando e se tornou referência na América Latina. O trabalho foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana na maioria dos bairros beneficiados pela Coleta Automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. Os roteiros foram reprogramados para não coincidirem com os horários da Coleta Domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade. A consulta, atualmente, é por endereço completo, não por bairro.

O DMLU também oferece locais para que os cidadãos possam descartar seus resíduos recicláveis sem ter que esperar pela Coleta Seletiva. São os Postos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEV).