Polícia Civil recebe mais de 3 mil pistolas em Porto Alegre

Armas calibres 40 e nove milímetros serão destinadas para os agentes em todo o RS

Foto: Guilherme Almeida/CP

A Polícia Civil recebeu mais de 3 mil pistolas durante a cerimônia de entrega oficial do primeiro helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), na manhã desta quinta-feira no Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. As armas calibres 40 e nove milímetros serão destinadas para os agentes em todo o Rio Grande do Sul.

O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, destacou a qualidade e eficiência do material. O próximo passo, anunciou, vai ser a compra de mais cerca de 1,4 mil armas até o fim deste ano.

Ele esclareceu que as pistolas entregues hoje serão destinadas aos órgãos operacionais da Polícia Civil, como o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), além das Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

O delegado Sodré revelou também que serão contempladas as delegacias em municípios com maiores índices de crimes violentos letais intencionais, conforme o programa RS Seguro, e aquelas que tenham um único servidor lotado.

Já o secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, falou também da apresentação do novo fardamento da Brigada Militar, ocorrida durante a mesma solenidade. “É um material de ponta, um equipamento de proteção para o brigadiano e que vai proporcionar também mais conforto térmico”, enfatizou.

A nova farda repele água e óleo, além de oferecer proteção contra raios solares. “O coturno é de melhor qualidade e proporciona mais segurança e uma vida útil bem superior”, acrescentou o comandante-geral da BM. A implantação começou em Porto Alegre, região Metropolitana e Vale do Rio dos Sinos, sendo estendida em seguida para todo o Rio Grande do Sul.

O secretário estadual da Segurança Pública aproveitou para confirmar que em breve vai haver o chamamento de 400 agentes para a Polícia Civil e de 400 soldados para a Brigada Militar, além de 100 soldados ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.