Ipea projeta crescimento maior e queda da inflação em 2023

Instituto revisou projeções a partir de dados registrados no primeiro semestre

Crédito: Freepik

A economia brasileira deve crescer mais e a inflação deverá ser menor do que o esperado para o ano de 2023. As projeções são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em seu documento Visão Geral da Conjuntura do Ipea, com análises e previsões revisadas a partir de avanços observados nos três primeiros meses do ano.

A nova estimativa do Ipea é que o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, cresça 2,2% em 2023, contra uma previsão anterior de 1,4%. A Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) revisou também a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,6% para 5,1% em 2023.

O relatório do Ipea destaca que a revisão da previsão do PIB em 2023 ocorreu após o crescimento acima das expectativas no primeiro trimestre de 2023. Anteriormente, o instituto previa crescimento de 1,2% em relação ao trimestre anterior e um avanço de 2,7% em comparação com o mesmo período de 2022. No entanto, os números mostraram um crescimento maior, com um aumento de 1,9% em relação ao trimestre anterior e de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

No documento, os pesquisadores do Ipea detalham alguns fatores que contribuem para o cenário projetado. Entre eles, está o aumento da demanda por commodities brasileiras, impulsionado pela reabertura econômica da China. Isto levou o Brasil a registrar recordes de superávit mensal na balança comercial este ano. As exportações de commodities como petróleo, minério de ferro, milho e soja tiveram um aumento significativo.