Igreja Universal sedia, em Alvorada, formatura de mil estudantes em programa da BM que previne contra drogas e violência

Programa existe há 25 anos e atende crianças de 5ª e 7ª séries de escolas estaduais e municipais de Alvorada

Foto: Flávia Polo/ Especial

O amplo salão da Igreja Universal no centro de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre, lotou de estudantes e familiares, na tarde desta quinta-feira, para a celebração da formatura de cerca de mil adolescentes no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, o Proerd.

Ministrado por policiais militares capacitados pedagogicamente, o programa foca na prevenção ao uso de drogas e em ações para evitar a violência. São atendidas crianças de 5ª a 7ª séries de escolas estaduais e municipais de Alvorada, mas a ideia é expandir o programa para alcançar também os estudantes do Ensino Médio, conforme relata o coronel Márcio de Azevedo Gonçalves, comandante do 24º BPM.

“Entendemos que é na prevenção que conseguimos realmente ter projetos mais sólidos na sociedade contra a violência – infelizmente, hoje, muito calcada na questão do uso das drogas… Então pegar esse público de crianças e começar a levar a eles a importância de não usar drogas e, no Ensino Médio, reforçar o que já dissemos na infância, para nós, é maravilhoso”, reitera.

A Universal, parceira da Brigada Militar no projeto, cedeu o salão da igreja para a realização da formatura, que ocorre a cada semestre. O pastor Dorival de Jesus salienta a importância de enxergar essa outra faceta da Brigada, que atua não só nas ruas, mas também dentro das escolas, em aproximação com a comunidade.

“É a primeira vez que a Igreja Universal de Alvorada recebe a Brigada Militar para a formatura dos alunos do Proerd. É uma honra, para a gente, fazer parte desse evento, de suma importância para a cidade. Nosso maior objetivo é mostrar essa parte social da Brigada, que lá fora o pessoal quase não conhece. Isso aqui é um pouquinho do que a Brigada desenvolve, além de perseguir bandido”, reforça.

O Proerd existe há 25 anos no município e beneficiou milhares de crianças e adolescentes como Giovana Malmann, de 11 anos, estudante da quinta série do colégio Campos Verdes, que relata o que aprendeu no programa. “A gente aprendeu muito lá na sala do Colégio Campos Verdes sobre as drogas, o que faz mal e o que faz bem pra gente, o que é fumante passivo, segurança, várias coisas… Ressaltaram a importância da gente se manter seguro, porque o mundo é muito perigoso lá fora”, completa.

Já o vereador Rodrigo Mendes, do Republicanos, salienta a importância desse tipo de iniciativa para a vida e a trajetória pessoal dele. “A Igreja me tirou desse mundo perdido das drogas e, hoje, estar aqui e poder unir o Proerd, a Brigada e a Igreja é um trabalho sensacional. Fico muito feliz em estar aqui, sendo pastor há 23 anos e hoje como vereador”.