A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) lançou, na noite desta terça-feira (4), a Ferramenta de Acasalamento. O software, desenvolvido em parceria com a Embrapa, visa auxiliar o pecuarista a selecionar os cruzamentos de sua genética. “Na prática, é um avanço do Origen que simplifica o balanceamento entre diferentes índices na busca de um objetivo. É mais um passo para aprimorar a seleção dos rebanhos”, destaca o presidente da ANC, Joaquin Villegas. A tecnologia foi apresentada durante o happy hour de lançamento dos Sumários de Touros e Ventres 2023/24, que reuniu criadores do Rio Grande do Sul e de fora do estado na sede da entidade, em Pelotas (RS).
Pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, explica que a ferramenta permitirá que o criador selecione suas vacas com base em suas informações mais atualizadas e escolha possíveis reprodutores, tanto seus quanto de outros pecuaristas, para montar o melhor acasalamento. “Ele poderá ver quais serão as possibilidades dos produtos. O que cada touro irá gerar em termos de cada uma das DEPs e também a consanguinidade”.
O evento ainda disponibilizou, em primeira mão, os Sumários de Touros e Ventres impressos com indexadores de animais das raças Angus, Braford, Brangus, Canchim, Charolês, Devon, Hereford e Ultrablack. Além dos escores listados na versão física, os pecuaristas podem consultar as informações genéticas dos animais atualizadas semanalmente no site da ANC. “Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para facilitar a vida do criador e simplificar o uso de dados do nosso programa de melhoramento genético. Se o criador prefere os dados on-line, eles estão lá. Agora, se prefere esse recorte momentâneo e tão tradicional para ter em mãos no trabalho do dia a dia, ele também está aqui”, comenta Villegas. Neste ano, os criadores de genética Angus encontrarão os selos de seleção dos exemplares junto às suas especificações.