Novo secretário de educação pretende ampliar escolas de tempo integral em Porto Alegre

Conforme Rosa, essa será uma das prioridades de seu mandato, assim como a destinação correta dos materiais adquiridos pela Prefeitura

Foto: Pedro Piegas / PMPA / Rádio Guaíba

Empossado na última segunda-feira, o novo secretário de educação de Porto Alegre, José Paulo da Rosa esteve no programa Agora, da Rádio Guaíba, na manhã desta quarta-feira e falou sobre o novo desafio. Conforme Rosa, uma de suas prioridades será a escola de tempo integral, que pretende ampliar em seu mandato.

Sobre as melhoras que pretende fazer no comando da pasta, uma delas é a destinação dos materiais adquiridos anteriormente. Rosa acredita que é uma correção fácil de ser feita e já adiantada pela força-tarefa coordenada pelo vice-prefeito Ricardo Gomes. “O que tem que ser melhorado é isso que foi apontado. Houve uma compra bastante grande de livros, materiais e equipamentos lá no final de 2022 para o início de 2023 e boa parte desses equipamentos não tiveram distribuição adequada nesse período”, disse.

Conforme José Paulo da Rosa, essa é também uma preocupação do prefeito Sebastião Melo, que nesse momento encontra-se em Brasília, com a Frente Nacional de Prefeitos. “Ele ficou preocupado com as denúncias que surgiram, do mau uso ou mau estoque dos equipamentos e o pedido dele é que a gente solucione isso”, revelou.

A escola de tempo integral deve ser uma das prioridades para Rosa, que pretende ampliá-las na capital, usando sua experiência no exterior, especialmente em países da Ásia. “Esse é um projeto que a gente pretende ampliar, não só o conceito da escola de tempo integral, mas também naquelas em que não for possível trabalhar o contra turno, porque trabalha um turno e em outro atividades de esporte, de cultura e lazer”, antecipou.

Trajetória

José Paulo da Rosa é administrador de empresas, com doutorado em Educação pela PUCRS, sobre modelo de gestão no Brasil e na Coreia, e pós-doutorado pela UFPel, com pesquisa envolvendo diretores de escolas gaúchas e de Singapura. Tem trajetória de mais de 40 anos no Sistema S: atuou por 20 anos no Senai-RS, com passagens pelo Sesi-RS e pelo Sesc-RS, e foi diretor regional do Senac-RS por 20 anos. Atualmente, é gerente de Infraestrutura Educacional no Senai-RS.