Pessoas que precisam confeccionar o documento de identidade no posto do Instituto-Geral de Perícias, em Canoas, não estão conseguindo fazê-lo. Entre os casos está o da professora Micheli Gomes da Luz. Por mais de dois meses ela tentou agendamento on-line para fazer a carteira de identidade da filha, de 4 anos. Após tentar por inúmeras vezes e em diferentes horários (a marcação), Micheli finalmente conseguiu agendar para 15 de junho, às 11h20min. No dia e hora marcados, ela esteve na sede do IGP, na Rua São Pedro, em uma manhã bastante chuvosa, e foi informada pela atendente que não estavam mais fazendo a confecção do documento no local. Micheli teria que buscar o serviço em outra cidade.
“Primeiro, levei dois meses para conseguir agendamento pelo site. Posso chamar de absurdo essa falta de agilidade nos serviços públicos. Chegamos no horário e para nossa indignação e decepção, fui informada que este setor não está mais fazendo o documento em Canoas. Voltei para casa sem o serviço. Fiquei a pensar em cada idoso, muitas vezes, debilitado, ou necessitando de urgência do documento, pegando ônibus, atravessando a cidade e dando com a cara na porta.” Micheli reclama da falta de comunicação e de respeito com o cidadão.
O Instituto-Geral de Perícias informa que, sobre o Posto de Identificação de Canoas, o proprietário do imóvel solicitou a desocupação com o encerramento do contrato de locação. O IGP está estudando alternativas para reestabelecer o atendimento no município. Atualmente, a unidade está apenas entregando os documentos que já foram solicitados, nas quartas e sextas-feiras.
Os cidadãos que solicitaram atendimento pelo site receberam uma comunicação por e-mail, informando do cancelamento do horário e orientando sobre os postos mais próximos em que poderia ser realizado o serviço. Um novo local de atendimento está em tratativas, ainda sem uma data para início das atividades.