A Apple decidiu apagar, de maneira permanente, um álbum de fotos dos dispositivos iPhone ou iPad armazenadas no recurso “Meu Compartilhamento de Fotos”, que realiza automaticamente o backup das suas fotos na nuvem e as mantém por um período de 30 dias. Sempre que você usuário faz a captação de uma foto com o seu iPhone ou iPad, o material é armazenado no dispositivo, e automaticamente salvo no “Meu Compartilhamento de Fotos”. A empresa decidiu encerrar o serviço e o anúncio foi feito na semana passada, e serão mantidas apenas até o dia 26 de julho.
Criado e introduzido por Steve Jobs, esse recurso conseguia salvar até mil fotos. Atualmente, o iCloud oferece um espaço gratuito de 5GB para armazenar fotos, o que é suficiente para aproximadamente 3.500 imagens, sem prazo de expiração. No entanto, pelo espaço também ser ocupado por fotos mais antigas, pode não ser suficiente. Quando o espaço gratuito é esgotado, as fotos deixam de ser armazenadas na nuvem, e o usuário precisa pagar pelo iCloud+.
Essa era a vantagem do recurso “Meu Compartilhamento de Fotos”que permitia que as fotos mais recentes fossem guardadas, mesmo quando o usuário não tinha espaço disponível no iCloud. Dessa forma, os proprietários de dispositivos Apple tinham um mês para encontrar outra maneira de fazer o backup de suas imagens ou liberar espaço no iCloud para armazenar as fotos desejadas.
Entretanto, as imagens continuarão armazenadas no dispositivo, mas sem estarem na nuvem, e se tornam mais vulneráveis, podendo ser perdidas caso o aparelho seja danificado ou extraviado.