A Volkswagen anunciou nesta terça-feira, 4, um investimento de R$ 5,21 bilhões para o seu crescimento na América Latina, especialmente no Brasil, onde a empresa projeta um crescimento de 40% até 2027. Para 2026, o investimento será direcionado para o “desenvolvimento de motores de combustão a etanol” e o lançamento de novos modelos, com a comercialização de 15 novos modelos de veículos elétricos, “flex-fuel” (que aceitam vários combustíveis) e carros híbridos até 2025. A marca quer lançar neste ano seus primeiros modelos totalmente elétricos no Brasil, o Volkswagen ID.4 e o ID.Buzz.
Embora a meta seja alcançar um crescimento anual de 11% no mercado automobilístico sul-americano até 2030, até 2033 a participação no mercado de veículos totalmente elétricos não passará de 4% no Brasil, segundo a Volkswagen, muito menos do que na Europa ou nos Estados Unidos.
“A América do Sul, como um mercado automobilístico de rápido crescimento, é de importância estratégica para a Volkswagen”, disse Thomas Schäfer, diretor-geral da marca, em comunicado.
“A equipe local conseguiu redirecionar o rumo nos últimos anos e melhorar de forma duradoura a rentabilidade e a competitividade. Agora é uma questão de continuar trabalhando na posição de custos”, acrescentou.