O pagamento do sexto lote do abono salarial, relativo ao ano base de 2021, inicia no dia 17 de julho. No total, 22,9 milhões de trabalhadores têm direito ao benefício, sendo 20,4 milhões pelo Pis (Programa de Integração Social), pago pela Caixa, e 2,5 milhões pelo Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), cujo desembolso é feito pelo Banco do Brasil.
No caso do Pis, funcionários do setor privado que nasceram nos meses de novembro e dezembro receberão o novo lote de pagamento. Também serão contemplados, no caso do Pasep, os servidores públicos cujo final da inscrição sejam os números 8 e 9. O valor do abono salarial passou a variar de R$ 110 a um salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320.
O PIS/Pasep é pago aos inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) que cumpriram alguns requisitos. A consulta ao benefício pode ser feita por meio do site gov.br e pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Além disso, os trabalhadores também pode saber se tem dinheiro no aplicativo Caixa Tem, Aplicativo Caixa Trabalhador, atendimento Caixa ao Cidadão, pelo número 0800 726 0207, site do Banco do Brasil e na Central Alô Trabalho no número 158.