Depois de atingir o ápice em março, com 85 registros, as ocorrências de furto de fios tiveram queda de 85,7%, em Porto Alegre, depois que a montou uma força-tarefa e colocou em prática duas ofensivas para combater a criminalidade. A operação Ferro-Velho atuou na receptação de material roubado e na consequente interdição dos estabelecimentos que tinham metais pertencentes ao patrimônio público. Já a operação Sinal Vermelho focou no mapeamento dos principais locais onde os furtos ocorriam para embasar a distribuição de agentes da Guarda Municipal de forma ostensiva.
“Com a operação Sinal Vermelho, que era para prevenir, nós colocamos a Guarda Municipal para fazer o patrulhamento durante a madrugada (da meia-noite às 6h), porque furtos estavam ocorrendo na madrugada, então isso deu uma freada. Juntamente com a operação Ferro Velho, isso ajudou a inibir porque eles viram que a gente está [trabalhando] manhã, tarde e noite”, disse o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Com a força-tarefa em andamento, o total de furtos já havia diminuído de forma expressiva, para 34 ocorrências, ao longo do mês de abril. Desde o início de maio e já com o balanço parcial de junho, foram só sete.
A EPTC salienta, porém, que o volume de materiais furtados em 2023 já é o maior da série histórica. Cerca de 14,4 mil metros de fios foram levados até o dia 3 de julho – 41% a mais do que em todo o ano passado. Ao todo, 201 semáforos demandaram reparos desde o início do ano, sobretudo na região central da cidade. Também foram registradas ocorrências em bairros como o Santa Cecília.
Uma das razões para o aumento dos furtos pode ter sido a elevação no preço do cobre. A dependência de drogas também leva usuários a pagar traficantes com metal roubado.
Além do prejuízo financeiro, os furtos também ocasionaram transtornos, como engarrafamentos, conflitos de trânsito e até risco de morte em acidentes. A exposição a choques elétricos também se tornou preocupação.
Denúncias de ações suspeitas podem ser feitas pelos telefone 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços atendem 24 horas por dia.