Uma pesquisa da Fecomércio-RS revela que no segmento de varejo de moda do Rio Grande do Sul, 41,0% das empresas apresenta até 5 pessoas trabalhando e 22,3% uma força de trabalho com 10 pessoas ou mais. A grande maioria (85,7%) dos negócios que participaram da sondagem contava com um estabelecimento único. Em geral, os estabelecimentos funcionam apenas em espaços alugados (78,7%). O objetivo do levantamento foi traçar aspectos estruturais relacionados ao perfil desse segmento e também avaliações do momento atual e expectativas do segmento
A Sondagem ocorreu entre os dias 16 de maio e 2 de junho de 2023 e entrevistou 385 estabelecimentos do varejo de vestuário, acessórios e calçados. Todos eram optantes do Simples Nacional. A sondagem foi formada de uma amostra bem equilibrada de negócios entrantes no mercado (21,2% tinham até três anos) e de estabelecidos (34,5% tinham mais de 10 anos de funcionamento).
A pesquisa também abordou aspectos financeiros relacionados à organização, planejamento, financiamento e condição de adimplência. Uma questão que se destaca dentro deste aspecto é referente à tomada de empréstimos quando há necessidade de financiar as operações. A Sondagem mostrou que 70,9% dos entrevistados afirmaram que utilizam o capital dos sócios para financiar as operações. Em 17,9%, os indivíduos recorrem a financeiras e em 11,2% dos casos se utilizam de bancos e/ou cooperativas de crédito.
“Os pequenos empreendimentos têm a característica marcante de que são as reservas dos donos que financiam as operações quando da necessidade de tomada do crédito. Se por um lado isso reduz o endividamento junto ao sistema financeiro e os riscos decorrentes disso, também se abre um canal para embaralhar as finanças pessoais com as do negócio, e isso também é potencialmente um grande risco”, pondera Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.
VENDAS
Em relação às vendas, a Sondagem perguntou sobre controles de vendas e estoques, a atualização e renovação de produtos, as formas de impulsionamento de vendas, as formas de pagamento e treinamento de novos funcionários. Entre os entrevistados há ainda um contingente elevado (16,9%) de negócios que não realizam este acompanhamento de forma informatizada de vendas e/ou estoques. Quanto ao impulsionamento de vendas, o destaque é para as publicações em redes sociais – mecanismo utilizado por 77,1% dos estabelecimentos da amostra.
Os entrevistados foram questionados se as vendas dos últimos seis meses atenderam suas expectativas. Entre os entrevistados, 71,2% afirmou que as vendas têm atingido suas expectativas. Quanto ao futuro, 54% espera que suas vendas mantenham-se estáveis e 41,6% espera melhora.