Melo se reúne com o Sindicato dos Municipários para discutir reajuste

Próxima assembleia da categoria ocorre em 12 de julho

Foto: Simpa/Divulgação

O prefeito Sebastião Melo se reuniu com representantes do Sindicato dos Municipários (Simpa), na manhã desta segunda-feira, no Centro Administrativo Municipal. A reunião, pela primeira vez com a presença do mandatário, abordou as demandas da categoria, como o reajuste salarial e o plano de saúde que atende os servidores.

A proposta da prefeitura abrange reajuste de 10% no vale-alimentação, pago na folha do mês passado, assim como a primeira parcela, de 2,5%, de uma reposição salarial de 5,79%, referentes à inflação de 2022. A proposta da administração é quitar o restante do aumento em agosto (com mais 1,8%) e outubro (os últimos 1,385%).

Já a diretoria do Simpa reafirmou a contraproposta da reposição de 11,25% e outros 19%, parcelados até 2025, a fim de recuperar perdas salariais estimadas em 30,25%, segundo o sindicato. Os representantes indicaram que o valor do vale-alimentação, mesmo com o reajuste proposto, segue defasado. Além disso, cobraram a contratação de outro plano de saúde, alegando que o atual não consegue atender às necessidades da categoria.

Para a diretora-geral do sindicato, Cindi Sandri, os representantes do Simpa cumpriram o papel de apresentar as reivindicações. “Nós saímos hoje da reunião entendendo que cumprimos com a nossa missão, que era de apresentar para o prefeito argumentos tanto técnicos, quanto administrativos [como o reajuste de 11,25% pago aos servidores da Câmara Municipal] de que há a possibilidade de analisar a nossa contraproposta de forma que avance a proposta dele e que venha ao encontro da nossa.”

O Simpa marcou para esta quarta-feira, às 17h, um protesto em frente ao Centro Administrativo Municipal, e agendou a próxima assembleia da categoria para 12 de julho, às 19h.

Conforme Sebastião Melo, desde o início da atual gestão, o município desenvolve uma política de valorização dos servidores. O prefeito disse que as reivindicações serão avaliadas com as pastas e que uma nova reunião deve ser marcada. Participaram do encontro desta segunda-feira secretários municipais de Administração e Patrimônio, da Fazenda e de Governança, além de outros representantes do Executivo.