País tem 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados

Absolar projeta qie modelo esteja presente em 5.570 municípios até o fim do ano

Crédito: Absolar

O Brasil já tem 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. O levantamento é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) ao indicar que são 22 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. São Mais de 5.500 municípios sendo Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná com as maiores participações.

No começo de 2023, a energia solar ultrapassou a fonte eólica (gerada pela força do vento), passando a ocupar o segundo lugar na matriz elétrica brasileira. Do total da potência instalada no país, 14,3% vêm da energia solar, perdendo apenas para a hídrica (51%).

META PARA O ANO

Para a vice-presidente da Absolar, Bárbara Rubim, os números mostram o potencial de crescimento do setor pois para 2023 a perspectiva é a produção entre 25 e 28 GW, comparado com o ano de 2022 que terminou com quase 18 GW de potência instalada.

“Este ano, a perspectiva é de acréscimo de mais 10 GW de capacidade instalada”, diz Bárbara reforçando que, conforme o estudo, os 2 milhões de sistemas fotovoltaicos abastecem 2,6 milhões de unidades consumidoras. Entretanto, representa menos de 3% do número total de unidades consumidoras existentes no Brasil.

A meta, segundo Bárbara Rubim, é atingir todos os 5.570 municípios até o fim do ano. Desde 2012, foram aplicados R$ 111,2 bilhões em recursos privados no setor, com geração de quase 700 mil novos empregos e arrecadação de R$ 29,8 bilhões.