Julho pode ter temperatura muito acima da média no Sul, aponta MetSul

Tendência é de que período também seja menos chuvoso na região

Foto: Mauro Sachefer / CP

A meteorologista da MetSul Estael Sias antecipa que o mês de julho pode registrar temperatura acima ou muito acima da média no Sul do Brasil. A tendência é de que o período tenha muitos dias de temperatura alta para a época. O frio persiste, mas com frequência bastante inferior à habitual.

Parte do Sul do Brasil, especialmente cidades mais a Oeste, terão um julho menos chuvoso, com os maiores volumes se concentrando no Leste. A tendência é de que os efeitos do El Niño sobre a chuva no Sul do país, como a MetSul vem reiterando, se verifiquem principalmente a partir de agosto ou setembro, encaminhando uma primavera de grandes excessos de precipitação, particularmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Padrões

Em Porto Alegre, julho registra temperatura mínima média histórica de 10,4ºC, a menor do ano. Já a temperatura máxima média chega a 19,7ºC, também a mais baixa entre todos os meses do calendário.

A temperatura média mensal de julho na capital fica em 14,1ºC, 0,7ºC abaixo da de junho e 1,6ºC inferior à de agosto.

A tendência de um julho quente na sequência de um junho com poucos episódios frios é uma má notícia para o varejo, que enfrenta dificuldades na comercialização de produtos de inverno.