O governo do Estado lançou, nesta quinta-feira, o painel da primeira infância. A ferramenta funciona em cinco dimensões, conforme detalhou o vice-governador Gabriel Souza, que coordenou a construção da ferramenta: saúde, nutrição, cuidados responsivos, segurança e proteção e aprendizado.
A proposta é reunir indicadores que embasem ações, qualificando a atuação do poder público, desde a gestação até os seis anos de vida. “Nos comprometemos a fortalecer esse tema”, disse Souza, durante o evento de apresentação.
“É um instrumento de gestão poderoso e importante”, avaliou o governador Eduardo Leite, que também participou do ato. Ele afirmou que quer um “Rio Grande do Sul do futuro” e que a primeira infância é o que melhor representa isso.
Durante o evento, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, anunciou, ainda, o lançamento do novo edital do programa Primeira Infância Melhor (PIM). Serão 8.875 vagas aos 240 municípios que ainda não aderiram. O orçamento chega a R$ 2,8 milhões e o resultado vai ser divulgado em 27 de julho.