Febraban diz que transferências entre pessoas via WhatsApp tem pouca representatividade

Pesquisa aponta que 0,03% do total de 163,3 bilhões de transações em 2022 foram feitas pela plataforma

Crédito: Freepik

A função de transferências entre pessoas via WhatsApp não decolou. É o que revela a FedAdicionar novoeração Brasileira de Bancos ao apontar que houve 56 milhões de transações bancárias por meio do WhatsApp no ano de 2022, volume que inclui movimentações financeiras e não financeiras. Esse número representa apenas 0,03% do total de 163,3 bilhões de transações registradas no período.

A função foi liberada pelo Banco Central (BC) apenas em março de 2021 e, conforme a 31ª Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, 37% das movimentações se referem a transações financeiras com Pix e outros meios de pagamento.

Outros 29% dizem respeito a renegociações de dívidas, 24% à consulta de saldo e extrato e 10% à consulta de cartão de crédito. Os bancos que responderam a pesquisa representam 86% dos ativos do setor, sendo que metade disse oferecer o aplicativo como canal para realização de algum tipo de transação.

No ano passado, o número de transações feitas pelo “mobile” cresceu 54%, para 107,1 bilhões. Elas representaram 66% do total. As movimentações via “internet banking” ficaram praticamente estáveis, com alta de 2%, e somaram 17,8 bilhões. Atualmente, 77% das movimentações bancárias são realizadas por algum canal digital, mostra a pesquisa.