Ex-ministro, Alysson Paolinelli morre aos 86 anos

Morreu na madrugada desta quinta-feira (29), em Belo Horizonte, o ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli. Aos 86 anos, o ex-ministro estava internado há 28 dias no Hospital Madre Teresa, na capital mineira, por complicações de uma cirurgia realizada para colocação de uma prótese no fêmur. Paolinelli foi secretário de agricultura de Minas Gerais por três vezes, ministro da agricultura do governo de Ernesto Geisel e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Atualmente, era presidente executivo da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), presidente do Instituto Fórum do Futuro e embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Vários entidades representantes do agro brasileiro emitiram nota de pesar.

Ministério da Agricultura e Pecuária:
“O Mapa comunica com pesar o falecimento do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, uma das principais referências do agro brasileiro.
Agrônomo, Alysson Paulinelli foi ministro da Agricultura de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979, durante todo o mandato do presidente Ernesto Geisel. Nasceu em Bambuí (MG) em 1936. Também foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021.
“A contribuição de Paolinelli para a agropecuária e para o Brasil eternizam sua existência e fazem renascer a cada dia seu espírito inovador”, lamentou o ministro Carlos Fávaro.
O Mapa manifesta solidariedade e condolências aos familiares e amigos”.

Sistema CNA/Senar:
“O Sistema CNA/Senar lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-ministro Alysson Paolinelli, presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
Paolinelli teve uma brilhante e competente trajetória como homem público e profissional em defesa do potencial de desenvolvimento da agricultura tropical brasileira, sendo um dos grandes responsáveis pela transformação do agro.
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras, foi secretário de Agricultura de Minas Gerais e ministro da Agricultura nos anos 70. Paolinelli também presidiu a CNA de 1987 a 1990.
Em 2021, seu nome foi merecidamente indicado ao Prêmio Nobel da Paz, diante da sua firme atuação em favor da segurança alimentar no Brasil e mundo. No mesmo ano, recebeu o Prêmio CNA Agro Brasil na categoria Distinção, em mais um reconhecimento de sua atuação na defesa dos produtores rurais brasileiros.
Em 2022, foi indicado pela segunda vez ao Nobel da Paz.
A CNA expressa as mais sinceras condolências aos familiares e amigos”.

Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO – Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil:
“O Brasil, o agronegócio e os amigos, todos nós amanhecemos tristes com a morte do líder ALYSSON PAOLINELLI. Sua vida foi marcada pela serenidade de quem tinha uma missão a cumprir.
Seu legado como ministro, como dirigente de várias entidades, como defensor do agro, produtor e provedor de alimentos para o mundo será festejado por muitas gerações.
Como poucos, ele viu e viveu o tempo em que éramos importadores de alimentos para nos transformar em grande exportador para vários continentes.
Andei muito com ele em palestras, ao lado de Roberto Rodrigues, e sempre foi para mim inspirador.
Aprendi a lição da resiliência, da serenidade e da lealdade.
Não esqueço que, quando eu era ministro, o encontrei várias vezes para receber seu auxílio, suas sugestões e sua grande experiência, principalmente em relação ao seguro agrícola.
Só posso agradecer a Deus pela amizade, pelo exemplo e pelo legado que deixa.
Que Deus o receba para a eterna recompensa.”

Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da ABAG/RP:
“Muitos contribuíram para que o agronegócio brasileiro tivesse a dimensão e a pujança que tem hoje. E um desses visionários foi Alysson Paolinelli, que viu no investimento em ciência e na formação das pessoas, a saída para o desenvolvimento da agricultura tropical, que permitiu ao Brasil fazer aflorar a potencialidade de sua vocação para a produção de alimentos, energia e fibras de modo sustentável. Esse impulso fez com que em poucas décadas fosse possível garantir a segurança alimentar dentro do território brasileiro, e contribuir para alimentar outras centenas de milhões de pessoas mundo afora. A nós, amigos de longa jornada, eternos aprendizes e admiradores, resta a nobre missão de seguir difundindo o maravilhoso legado deixado pelo incansável Paolinelli. Que Deus o receba em sua Glória, e que suas ideias sigam inspirando aqueles que defendem os ideais de desenvolvimento sustentável, inclusão e Paz”.

SRB – Sociedade Rural Brasileira:
É com profunda tristeza que lamentamos o falecimento de Alysson Paolinelli, o pai da agricultura tropical, ocorrido nesta quinta-feira (29) em Belo Horizonte (MG). Aos 86 anos, Alysson Paolinelli deixou um legado inestimável para o desenvolvimento agrícola do nosso país. Desde seu nascimento em 1936, em Bambuí, Minas Gerais, Alysson Paolinelli mostrou-se um visionário. Graduou-se em agronomia pela Universidade Federal de Lavras e, depois, se destacou como diretor da instituição.
Sua liderança à frente da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, em 1974, foi o ponto de partida para um plano inovador de produção de alimentos, o qual chamou a atenção do presidente Ernesto Geisel, levando-o a assumir o Ministério da Agricultura. Foi pioneiro na defesa das terras do cerrado e do Centro-Oeste e seus esforços incansáveis transformaram essa região na maior produtora de grãos do Brasil, impulsionando a economia agrícola e garantindo a segurança alimentar do planeta. Foi responsável ainda pelo processo de modernização tecnológica da agricultura com a criação da Embrapa, que é uma referência mundial em pesquisa, ciência e desenvolvimento de novas tecnologias.
Seu trabalho incansável lhe rendeu reconhecimento internacional, sendo agraciado com o The World Food Prize em 2006, por seu comprometimento em garantir o abastecimento alimentar mundial. Foi ainda indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em virtude de seu papel fundamental na promoção da paz por meio da segurança alimentar.
Neste momento de tristeza, a Sociedade Rural Brasileira expressa os mais sinceros sentimentos à família e amigos de Alysson Paolinelli. “Palavras não são suficientes para demonstrar o que estamos sentindo neste momento. Só agradeço a Deus a oportunidade de ter convivido com um ser humano tão especial”, declara o presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, que esteve ao lado de Alysson Paolinelli na Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho) e também na Maizall (Aliança Internacional do Milho).
Descanse em paz Dr. Alysson Paolinelli, seu legado será eternamente lembrado e seu exemplo continuará inspirando o desenvolvimento de uma agricultura próspera e sustentável”.

Aprosoja:
A Associação Brasileira dos Produtores de Soja, em nome dos sojicultores de todo o Brasil, lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, ocorrido neste dia 29 de junho em Belo Horizonte (MG), onde estava internado há um mês.
Paolinelli foi o grande mentor da revolução verde no Brasil, movimento que transformou o País de importador de alimentos a uma das três maiores potências agricolas exportadoras em nível mundial, ao lado dos Estados Unidos e da China.
Como fundador da Embrapa, Paolinelli teve a visão de investir em pesquisas e na qualificação de agrônomos e pesquisadores e incentivou a produção de alimentos no cerrado brasileiro.
Se o Brasil desempenha um papel de protagonista na garantia de segurança alimentar à sua população e a de outros países, grande parte desse legado se deve ao esforço visionário do ex-ministro Alysson Paolinelli.
Os produtores de soja, milho são eternamente gratos pelo comprometimento do ex-ministro na construção de um Brasil próspero e ambientalmente sustentável.
Aos familiares e amigos, nossos mais profundos sentimentos”.

Instituto Soja Livre:
É com grande pesar que expressamos nossos sentimentos pela perda de Alysson Paolinelli. Ele foi um renomado agrônomo e político, cujo trabalho e dedicação contribuíram de forma inestimável para o avanço da agricultura tropical no país.
Paolinelli desempenhou um papel fundamental na modernização do setor agropecuário brasileiro, ajudando a transformar o Brasil em uma potência mundial na produção de alimentos.
Ocupou cargos relevantes para o Brasil, foi Ministro da Agricultura, presidente da Embrapa, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), entre outros, além de ser um expoente nacional e internacional na divulgação da agricultura brasileira.
Sua partida deixa uma lacuna imensurável no cenário agrícola e político brasileiro. Alysson Paolinelli será lembrado como um homem de grande integridade, compromisso e paixão por seu trabalho.
Neste momento de tristeza e reflexão, estendemos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos os admiradores de Alysson Paolinelli.
Que Deus ampare a todos.
Diretoria e associados do Instituto Soja Livre”.

Abramilho:
É com profundo pesar que a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) lamenta o falecimento do ex-ministro Alysson Paolinelli, ocorrido no dia 29 de junho de 2023.
Paolinelli foi uma figura ímpar no campo da agricultura brasileira, deixando um legado significativo para o setor. Sua trajetória exemplar como engenheiro agrônomo, pesquisador e líder inspirou gerações de profissionais e contribuiu de forma inestimável para o desenvolvimento agrícola do país.
Como Ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, Alysson Paolinelli desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas que impulsionaram o crescimento e a modernização da agricultura brasileira. Sua visão estratégica e compromisso com a pesquisa, ciência e tecnologia foram fundamentais para transformar o Brasil em uma potência agrícola.
Além de suas realizações no campo político, Paolinelli também foi reconhecido internacionalmente. Seu trabalho incansável no estudo do potencial agrícola do Cerrado e seus esforços para promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável foram premiados com o World Food Prize, em 2006.
Ele sempre será lembrado como um defensor dos interesses dos produtores rurais e um entusiasta da pesquisa agrícola. Sua liderança e visão continuam a inspirar a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o agronegócio brasileiro.
Neste momento de luto, a Abramilho presta suas condolências à família e amigos de Alysson Paolinelli. Sua partida deixa uma lacuna irreparável no setor agrícola, mas seu legado continuará vivo como uma referência de dedicação, conhecimento e comprometimento com a agricultura brasileira.
Descanse em paz, Alysson Paolinelli. Seu trabalho e contribuições ficarão para sempre na história do nosso agro”.