O mercado de contratação de seguros mudou. O mobile banking foi o canal com maior evolução para esta modalidade em 2022, com alta de 64% nas aquisições por essa plataforma, na comparação com 2021. ATMs foram o segundo canal com mais crescimento (22%) e na sequência aparece o internet banking, com expansão de 13%. Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023.
De acordo com o levantamento, a contratação de seguros por meio da central de atendimento foi a que apresentou a maior queda (-35%), seguida por correspondente bancário (-25%) e agências (-14%), na comparação entre 2022 e 2021. O relatório divulgado pela federação destaca que “a crescente popularidade dos canais digitais para a contratação de seguros não exclui a necessidade de recorrer à expertise de um advisor especializado em transações mais complexas, muitas vezes, encontrada apenas em agências ou por meio de correspondentes”.
O estudo mostra ainda que no ano passado foram contratados 55,2 milhões de novos produtos de seguro, sendo que apenas 25% do total de contas ativas contratou ao menos um produto de seguridade. “Este cenário demonstra a oportunidade de penetração de outros produtos de seguros em clientes bancários”, finaliza o relatório.