Rio Grande do Sul passa a ser o sexto estado mais populoso do país

De acordo com o IBGE, 10.880.506 pessoas habitavam o território gaúcho em 2022

Foto: Guilherme Almeida/CP

O coordenador operacional do IBGE no Rio Grande do Sul, Luís Eduardo Puchalski, avalia que os Primeiros Resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022 refletem a tendência de crescimento cada vez menor da população local. Com um total de 10.880.506 de habitantes, o RS perdeu uma posição para o Paraná, que contabiliza 11.443.208 pessoas, e passou a ocupar a sexta posição entre os estados com maior população no país. Conforme Puchalski, o Estado deixou de apresentar “crescimento vegetativo vigoroso”.

A migração de parte dos gaúchos para Santa Catarina e a diminuição do número de filhos por mulheres podem estar por trás da queda da população. “A gente precisa aguardar os demais resultados do Censo para que a gente possa compreender a dinâmica populacional, taxa de natalidade e migração”, observa.

Segundo Puchalski, a diferença entre o número de nascimentos e óbitos vem diminuindo, o que também pode explicar os números coletados pelo IBGE.

Apesar da redução da população, principalmente em municípios da região Sul, como Pelotas, Puchalski reforça que cidades de porte médio e com economia aquecida, como Gramado e Canela, assim como as do litoral Norte, apresentaram crescimento populacional.

“Isso tem relação com as pessoas buscando melhores condições de vida. Talvez isso explique a redução em algumas capitais. Porto Alegre é uma delas, mas outras capitais também apresentaram queda da população”, detalha.