O Centro de Saúde Modelo se une a outras unidades de saúde da capital e passa a abrir aos sábados, durante todo o mês de julho, das 10h às 17h. A abertura começa neste fim de semana. O local, contudo, não vai oferecer consultas, restringindo o atendimento às salas de vacinação – contra gripe, Covid-19 e as demais doenças do calendário.
A iniciativa, da Secretaria Municipal de Saúde, compõe a série de ações da Operação Inverno, que busca desafogar as portas das emergências por meio da ampliação da oferta de vacinas à população, conforme explica o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter. “A unidade de saúde Modelo é o nosso principal ponto de referência para a vacinação na cidade, e ele está sendo aberto por causa disso. Tem uma logística de acesso que é muito fácil, e por isso estamos disponibilizando à população. O objetivo principal é ampliar a vacinação para aumentar a resistência das pessoas e, assim, diminuir a pressão nas portas de emergência”, detalha.
O Centro de Saúde Modelo atende toda a região do Centro da capital e já conta com horário ampliado até as 22h, de segunda a sexta-feira, desde 2017. Em maio, foram mais de 5 mil atendimentos prestados à população.
Desde o início da Operação Inverno, o índice de crianças vacinadas contra a gripe subiu de 15 para 30%, o de idosos de 49 a 57%, e o de gestantes de 24 para 31%. Ritter comemora esse aumento, mas ressalta que não se pode baixar a guarda. “Metade das internações são das crianças ainda com síndrome respiratória aguda grave, entre elas quase a totalidade não tinha tomado a vacina ainda. Nosso publico alvo principal é idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças, que são as mais vulneráveis, que acabam procurando emergência e precisando de internação”, ressalta.
Há pouco mais de um mês, a Prefeitura anunciou a abertura de unidades de saúde aos fins de semana para o período de inverno, servindo de apoio aos prontos atendimentos e emergências, reduzindo o tempo de espera. Outras ações, com a Unidade de Saúde Móvel, também ocorrem em parceria com eventos programados, levando a imunização a diversas regiões da cidade. Em cinco fins de semana de postos abertos, foram aplicadas 10.719 vacinas contra a gripe e Covid-19. No total, 446.146 doses contra a gripe foram aplicadas, sendo que a população-alvo é de 717.024.