RS vai ter sol e calor próximo de 30ºC nesta terça

Começo de inverno com cara de verão deve terminar na quarta

Foto: Fabiano do Amaral/CP

O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, embora com a presença de nuvens esparsas na maioria das áreas. Há maior nebulosidade no Sul gaúcho, onde pode chover. Há risco de chuva localmente forte, com trovoadas, nas áreas de Santa Vitória do Palmar e do Chuí. Na quarta-feira, chega a chuva mais abrangente, com virada no tempo e queda da temperatura.

Nas demais áreas do mapa, com o predomínio do sol, a manutenção da massa de ar quente propicia outro dia de temperatura muito alta para essa época do ano. As máximas voltarão a ficar perto ou acima de 30ºC em várias cidades, sobretudo da Grande Porto Alegre e dos vales.

As mínimas vão a 8ºC em Vacaria e a 5ºC em São José dos Ausentes, com algum frio na Serra. Já as máximas podem chegar a 28ºC em Santa Maria e 29ºC em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros devem oscilar entre 18ºC e 27ºC.

Segunda com cara de verão

O Rio Grande do Sul teve um dia com cara de verão em algumas cidades, em pleno auge do inverno na segunda-feira. As máximas ultrapassaram os 30ºC e ficaram próximas das médias máximas de meses de verão em algumas cidades.

Temperatura muito alta nesta época é muito menos comum por conta da posição solar e o número de horas de sol. Porto Alegre, por exemplo, teve o nascer do sol ontem às 7h21min e o pôr do sol se deu às 17h34min. Em 22 de dezembro, dia que vai marcar o começo do verão de 2024, o nascer do sol em Porto Alegre vai se dar às 5h20min, duas horas mais cedo, com o ocaso ocorrendo às 19h25min.

O calor fora de época é consequência de massa de ar muito quente, que cobre as latitudes médias do continente há dias, trazendo temperatura muito acima do normal no Centro e no Nordeste da Argentina, no Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, uma espécie de corredor de vento ao redor de 1.500 metros de altitude, transporta ar quente da Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil para o Rio Grande do Sul.