Festa da Colônia e Expo Sapiranga são canceladas por conta do ciclone extratropical

Município decretou situação de emergência em razão do fenômeno

Foto: Prefeitura de Sapiranga / Divulgação / Rádio Guaíba

A Festa da Colônia, que aconteceria nos dias 7, 8 e 9 de julho, no Parque do Imigrante, em Sapiranga, foi cancelado em virtude da publicação do decreto de situação de emergência no município e do cenário crítico após passagem do ciclone extratropical que assolou o Rio Grande do Sul.

Sapiranga teve quase 200 mm de chuva, resultando em alagamentos nas áreas do Centro, Centenário, Porto Palmeira e Floresta, além de deslizamentos de terras nas localidades de Picada São Jacó e Picada Verão. “Nesse momento, optamos por não realizar a Festa da Colônia. A passagem do ciclone extratropical deixou muitos estragos. Os impactos foram muitos também na área rural, afetando os nossos agricultores. Foram deslizamentos, pontes danificadas, entre outros pontos que necessitam de conserto. Estamos dedicando nossos esforços para recuperar esses locais e ajudar as famílias que mais precisam e que começam a retornar para suas casas”, disse a prefeita Carina Nath.

Os alagamentos obrigaram mais de 120 pessoas, entre adultos e crianças, a deixarem suas residências. Os desabrigados foram acolhidos no ginásio da escola Dr. Décio Gomes Pereira. Na região das ruas Pavões e Cristóvão Colombo, no bairro Floresta, aproximadamente 15 casas foram interditadas pela Defesa Civil devido ao risco de desabamento.

Diante desse cenário devastador, a CDL Sapiranga, responsável pela organização da Expo Sapiranga que ocorreria dentro da Festa da Colônia, decidiu cancelar o evento, priorizando a segurança e o bem-estar da população. O presidente da CDL Sapiranga, Ademir Gerson Deitos, ressaltou a importância de respeitar as medidas de segurança e contribuir para a recuperação do município após o fenômeno.