Ata do Copom, inflação e Caged no horizonte da semana econômica

Ata da última reunião do Comitê será divulgada na terça

Crédito: Freepik

A última semana de julho continuará colocando a taxa de juros no centro das atenções. Nesta terça-feira, 27, será divulgada a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e, associada a divulgação do IPCA-15 no mesmo dia, vai atrair as atenções do mercado financeiro. No encontro do comitê, na qual os juros básicos da economia foram mantidos em 13,75% ao ano pela sétima vez consecutiva, não houve menção a cortes na Selic nas próximas reuniões, frustrando a maioria dos investidores e a ata do encontro poderá trazer alguma pista sobre o que está por vir.

No começo de tudo, nesta segunda-feira, 26, será divulgado o Relatório Focus do Banco Central, com as expectativas de mais 100 agentes financeiros. Na divulgação da semana passada, os economistas do mercado financeiro reduziram, pela quinta semana consecutiva, a estimativa de inflação para 2023, de 5,42% para 5,12% ao mesmo tempo em que passaram a estimar novo crescimento do nível de atividade.

Na quinta-feira, 29, será a vez do Relatório Trimestral de Inflação, e da decisão sobre metas de inflação do Conselho Monetário Nacional (CMN), que tem a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e de Simone Tebet, do Planejamento. É grande a expectativa em torno da reunião pelo debate em torno de uma possível revisão das expectativas de inflação de 2023.

No mesmo dia, o Ministério do Trabalho divulgará os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a maio. Em abril, o mercado de trabalho formal brasileiro registrou um saldo positivo de 180.005 postos de trabalho, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos: Serviços (103.894 postos); Construção (26.937 postos); Indústria geral (18.713 postos); Comércio (27.559 postos) e Agropecuária (2.902 postos).

EXTERIOR

No exterior, investidores vão concentrar suas atenções nos dados de atividade nos Estados Unidos e na Europa e na comunicação dos bancos centrais desenvolvidos. Agentes voltaram a colocar o risco de recessão global em pauta, refletindo a combinação entre comunicação dura das autarquias e dados macro se enfraquecendo. O Federal Reserve (BC americano) irá comunicar, na quarta-feira, 28, os resultados mais recentes das finanças dos bancos americanos.