Um dia após liberação, Prefeitura de Caraá bloqueia acesso aberto pelo governo do RS

Local apresentou afrouxamento e deverá ser recuperado pelo Daer nesta segunda-feira

A Prefeitura de Caraá precisou instalar cones e barreiras para bloquear novamente, na noite de sábado, o desvio na ERS 030, via localidade do Arroio do Carvalho, pelo município vizinho de Santo Antônio da Patrulha. A estrada, danificada pelo ciclone, havia sido reaberta pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) um dia antes. A causa do novo bloqueio, segundo disse o prefeito de Caraá nas redes sociais, foi o afrouxamento do material.

Motoristas de veículos leves estavam relatando dificuldades na subida. Ainda segundo ele, a secretaria Estadual de Logística e Transportes fará nesta segunda-feira o conserto do local, que havia sido aberto ao lado da ponte original. Por ora, quem precisar ir a Caraá por este percurso deverá utilizar o acesso secundário via Passo da Forquilha/Morro da Laje ou a ponte Darci Jacoby/pórtico de entrada do município.

A Escola Estadual de Ensino Médio Marçal Ramos recebeu kits de mobiliários, materiais escolares e livros para começar a recuperação do espaço e voltar a receber os estudantes. O prefeito Magdiel Silva reforçou a previsão do retorno das aulas nas séries iniciais para esta semana. O município ainda precisa de brinquedos, material didático, como clipes, apontadores, jogos lúdicos, réguas, massinha de modelar, entre outros, além de materiais de limpeza.

Ele também pediu para que os alunos sem documentos compareçam ao cartório com seus responsáveis para confeccionar a certidão de nascimento, e após, procurar o Cras municipal para uma nova via da carteira de identidade. A medida, segundo Silva, é necessária para o pleito de auxílios ao governo estadual para a retomada.

A Prefeitura disponibilizou um novo centro de distribuição de doações de roupas e calçados, no Salão São Cristóvão, já que não há mais espaço no CTG Sentinela dos Sinos. Ainda no município, conforme a Defesa Civil Municipal, no sábado, o acesso a Morro Agudo e Rio do Meio foi liberado para veículos leves, assim como para parte da Vila Nova. Na Pedra Branca, foi iniciado o acesso. Hoje, deve ser feito um tapa-buracos nas cabeceiras das pontes na comunidade do Sertão.

Três Cachoeiras

Já em Três Cachoeiras, a Administração iniciou no final da última semana a recuperação da estrada geral da localidade de Rio do Terra, que ficou bloqueada após a passagem do ciclone, isolando famílias locais. O governo do Estado encaminhou maquinário para construir uma passagem por dentro do rio canalizado de maneira provisória, reconectando a comunidade do Morro Azul à ERS 494 e BR-101. Uma nova ponte, substituindo a que caiu, deve ser construída em breve.