O tráfego na ERS-030, em Caraá, no litoral Norte, voltou a fluir, nesta sexta-feira, após a construção de um desvio emergencial ao lado da ponte derrubada pelas chuvas, na semana passada. Temporariamente, apenas um veículo de passeio ou caminhão de pequeno e médio por vez vai poder passar pela estrutura, que liga o município a Santo Antônio da Patrulha. Ainda não há prazo para uma infraestrutura definitiva.
As ações vêm sendo coordenadas pela Secretaria de Logística e Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que pretende finalizar a obra na próxima semana, com a pavimentação do trecho.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costela, solicitou cuidado dos motoristas na passagem molhada. “É importante que as pessoas que trafegarem no acesso pela passagem molhada tenham cuidado e respeito à velocidade, principalmente na questão da travessia”, destacou.
Com isso, veículos e pedestres garantem um caminho alternativo para chegar ou sair da cidade, já que a ponte destruída era o único acesso asfáltico à localidade. A rota vai seguir sendo utilizada até que a construção de uma nova ponte, ao lado do desvio, substitua a estrutura que caiu.
Estrutura emergencial
A estrutura emergencial consiste em um aterro com pedras de grande diâmetro colocadas no leito do rio, juntamente com uma tubulação, para permitir a passagem da água. Nesta semana, a preocupação era trabalhar na base da estrutura. Na próxima, continua o trabalho para a pavimentação do novo caminho.
O Daer também vêm construindo passagens molhadas na ERS-494, em Três Cachoeiras e na localidade de Morro Azul, a 80 quilômetros de Caraá.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, esclarece que a autarquia trabalha para viabilizar a construção das novas pontes o mais breve possível.