A Brigada Militar e a Polícia Civil deflagram a operação Cerco Fechado 2, sob a coordenação da Secretaria da Segurança Pública (SSP), iniciada na quarta-feira passada. A ação integrada ocorreu simultaneamente em 311 municípios gaúchos, resultando na prisão de 649 pessoas em 48 horas. Dessas, 44 eram foragidas segundo o balanço da ação, divulgado na tarde desta sexta.
Além da apreensão de drogas, armas e veículos, a operação conjunta cumpriu uma série de mandados de busca e apreensão. Com reforço de policiamento em áreas estratégicas, a Brigada Militar também abordou mais de 28,9 mil pessoas, desde quarta-feira. A Polícia Civil cumpriu mais de 350 ordens judiciais, sendo 106 delas mandados de prisão, nas mesmas 48h.
Conforme o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, a operação bem-sucedida reforça a cooperação entre as forças policias para redução dos índices criminais do Rio Grande do Sul. “Com mapeamento e planejamento estratégico, foram conduzidas diferentes ações que resultaram na prisão de quase 650 criminosos nas últimas 48h. Esse ataque sincronizado em áreas pontuais evidencia a força do Estado no combate ao crime organizado e no aumento da sensação de segurança dos gaúchos”, avalia Caron.