Indústria gaúcha reposiciona marca

Empresa vislumbra a diversificação de produtos e aposta no conceito pintura, construção e casa

Crédito: Divulgação

Líder no mercado brasileiro, com 60% do share e presença em 72% das lojas de materiais de construção – são 92 mil pontos de venda –, a Atlas construiu uma sólida reputação ao longo de 57 anos. Agora, para acompanhar a dinâmica do mercado e vislumbrando a diversificação de produtos, assim como a entrada em novos deals, decidiu fazer o reposicionamento da marca. Para isso criou o conceito Atlas Pintura, Construção e Casa.

“É uma mudança de percepção muito grande. São duas avenidas, dois grandes focos do negócio que serão trabalhados nas vertentes pintura/construção e casa”, relata Márcio Atz, diretor geral da Atlas, indústria gaúcha que faz parte da holding InBetta, com matriz em Esteio.

Com a estratégia de desmesclar os negócios, a linha Primafer, criada em 1973 e incorporada pela Atlas em 2018, será gradativamente descontinuada. Mas, conforme o executivo, tudo será feito sem pressa e muito menos afobação.

“A Primafer deixará de ser utilizada nos produtos e na comunicação visual da empresa, dando espaço a Atlas Casa que abarcará todos os produtos para melhorias da casa e para tornar o dia a dia mais prático dos consumidores”, comenta Atz.

O prazo para essa linha deixar de existir já está calculado: em um ano e meio os estoques de embalagens desses produtos devem estar completamente atualizados com o novo reposicionamento. Já os produtos voltados a pintores, pedreiros, gesseiros, hidráulicos, por exemplo, ficam na Atlas Pintura e Construção.

DELIMITAÇÃO

Com o reposicionamento da marca, a Atlas passa a delimitar o que se relaciona com o profissional e o que se relaciona com quem equipa, decora, organiza a casa. A Atlas Casa conta, inicialmente, com 440 itens, volume que deve ganhar novos números em breve. “Anualmente, a empresa lança mais de 80 produtos. De forma orgânica, analisando o mercado devemos aumentar o portfólio de produtos”, explica o diretor. Já a Atlas Pintura e Construção abrange um universo de mais de mil itens.

Para Atz, o novo reposicionamento da marca vai simplificar a gestão nos pontos de venda, racionalizar os recursos de marketing, mas principalmente a relação com o consumidor, que encontrará a marca com tonalidades em um azul mais leve e com o apelo “Casa bonita´é casa do seu jeito”, enquanto a Atlas Pintura e Construção manterá o tom azul mais escuro, cor que já é reconhecida no mercado.

Com a segmentação dos produtos, também se abre a possibilidade de abertura de novas unidades fabris, a exemplo da fábrica de assentos sanitários inaugurada em 2022 no parque industrial em Esteio e com capacidade produtiva de 400 mil peças/mês. “Deverão vir outros segmentos que tenham sinergias com a nossa manufatura.”