Três ferros-velhos foram autuados entre essa quarta-feira, 21, e a tarde desta quinta-feira, 22, no bairro Vila João Pessoa, na Zona Leste. Um dos imóveis não tinha alvará de funcionamento, enquanto os outros dois comercializavam produtos sem origem comprovada.
Segundo a Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), o primeiro pode ser multado em até 415 Unidades Financeiras Municipais (UFMs). Os demais têm como sanção máxima 5 mil UFMs e cassação do alvará. Os proprietários dos estabelecimentos têm 30 dias para recorrer.
“Permanecemos mobilizados no combate ao crime de receptação. As ações nos ferros-velhos têm base em informações de inteligência e são fundamentais para que os índices de furto e roubo de itens públicos sejam ainda mais reduzidos na Capital”, afirma o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Além dos fiscais municipais, participaram da ação agentes da Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e das empresas que prestam serviços de energia elétrica e telefonia na Capital.
Operação Ferros-Velhos – A ofensiva foi criada há mais de um ano para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, contribuiu para uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncias – A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e de fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefones 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.