Evento debate gestão de condomínio em Porto Alegre

SindEXpo promove encontro do setor condominial

Crédito: Freepik

Gestão de condomínio não é tarefa fácil. Existe uma série de atribuições e situações com as quais o síndico precisa lidar no dia a dia. Embora o mercado do síndico profissional esteja em crescimento, é muito alto o número de síndico morador, ou seja, o não profissional.  Com o tema “A Profissionalização e a Excelência na Gestão Condominial”, dias 23 e 24 de junho, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, das 10h às 20h, com entrada franca, ocorre a SindExpo 2023, considerada a maior feira de negócios para condomínios e síndicos do Brasil. Para atrair o interesse de quem administra um condomínio, diversas palestras estão programadas para os dois dias de evento.

“As relações condominiais sempre foram consideradas o maior desafio para os síndicos. Nos dias de hoje com o avanço da tecnologia e o acesso à informação, as dúvidas e cobranças por parte dos condôminos aumentaram, sem contar com a desinformação que circula pelos grupos de bate-papo,  que acaba criando situações inexistentes e colocando em dúvida o trabalho do gestor. Por estas e outras razões, o Síndico deve estar preparado para lidar com as mais diversas personalidades do coletivo condominial, de diagnosticar e formatar a estratégia certa para implantar os processos e procedimentos necessários para atingir o objetivo das boas práticas da gestão condominial e garantir os resultados planejados, de forma transparente, inteligente e eficiente, sem comprometer as relações”, afirma Marcelo Cordeiro, Síndico Profissional. Ele, e outros profissionais, participarão do Talkshow – Boas Práticas de Excelência.

Outro problema, que vai além das relações, é a ausência de instrumentos de gestão, que pode demandar erros, desconfianças, conflitos e até mesmo responsabilizações ao síndico. Devido às inúmeras atribuições que o Gestor possui é imprescindível que ele conte com apoios externos de outros profissionais. A Contadora, CEO do Grupo Lordêlo de Contabilidade, especialista em Auditorias e Consultorias com Compliance e Governança para Condomínios, Michele Lordêlo, ministrará a palestra Auditoria como diferencial na segurança e qualidade da Gestão. “A profissionalização da sindicatura traz, além das atribuições previstas no código civil, a responsabilidade de fazer diferente. O nível de exigência sobre o profissional aumenta na proporção da expansão deste mercado”, afirma Ana Paula Franco, Diretora Executiva da Conectta Eventos – detentora da marca SindExpo.

A valorização da sindicatura não pode passar apenas por campanhas motivacionais. O mercado separa os bons profissionais dos amadores pelos seus resultados, e o que vai continuar atraindo os melhores para a gestão condominial e elevando a barra do profissionalismo é uma remuneração meritocrática, compatível com essa entrega. Na palestra Remuneração Variável: o Merecido Bônus do Síndico que Entrega Resultados, Sérgio Gouveia, Administrador de empresas com MBA em finanças condominial, aponta possíveis caminhos para se atingir esse objetivo.

Mas afinal, como alcançar a excelência na gestão condominial? Na palestra Sucesso vs Excelência, Fábio Barletta, autor dos livros “Gestão condominial eficiente” e os  “Os segredos do síndico de sucesso”, apresentará um panorama do mercado atual e os passos a serem desenvolvidos pelos síndicos rumo ao sucesso profissional. A visitação da feira é gratuita, com a doação de 1kg de alimento. Os valores das palestras são de R$ 80,00 por dia (R$ 120,00 o passaporte para os dois dias).