A Defesa Civil emitiu no final da manhã desta sexta-feira um alerta para chuvas intensas, volumosas com risco de alagamentos e cheias pontuais na região Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o mapa mostrado pelo órgão, a área abrange as cidades de Erechim e Passo Fundo.
Algumas cidades do Rio Grande do Sul ainda se recuperam da passagem do ciclone extratropical, ocorrido ainda na semana passada. O último boletim da Defesa Civil indicou que mais de 15 mil pessoas desalojadas, sendo que ainda causou 16 mortes. O município mais atingido foi Caraá, que além dos estragos, registrou cinco fatalidades.
Foram mais de 200 milímetros de chuvas que causaram inundações e enxurradas, em rios como o dos Sinos, Gravataí, Caraá, Maquiné e arroios. Residências inteiras foram carregadas devido à força das águas, deixando pessoas desalojadas e ocasionando mortes. Uma semana após a tragédia, a maioria dos municípios já conseguiu restabelecer o abastecimento de água e de luz, mas ainda precisa resolver problemas estruturais e humanitários.