Plataforma GOVBR Saúde ajuda cidades em programa voltado para a saúde primária

Cerca de 70% dos municípios alcançaram números superiores a sete no Indicador Sintético Final (ISF)

Crédito: Leonardo Lenskij/Divulgação

As cidades gaúchas que adotaram a solução GOVBR Saúde, voltada para a gestão da saúde, estão avançando nos índices do programa Previne Brasil. Cerca de 70% dos municípios que usam a ferramenta alcançaram números superiores a sete no Indicador Sintético Final (ISF), que vai até 10, e determina o valor do repasse financeiro da União para a atenção primária à saúde.

Os resultados são revelados pelos dados do primeiro quadrimestre de 2023, que acabaram de ser divulgados pelo Governo Federal. O programa Previne Brasil considera sete indicadores de saúde preventiva, como atendimento pré-natal, hipertensão e diabetes, para determinar o índice do município. Quanto maior o índice, maior será o repasse financeiro do governo Federal.

DADOS

Das cidades que utilizam a solução GOVBR Saúde no estado, seis alcançaram índices acima de nove, posicionando-se entre os 100 municípios com melhor avaliação no Rio Grande do Sul, em um total de quase 500 cidades. “É uma grande responsabilidade, pois o programa Previne Brasil é um dos pilares da saúde básica no país”, afirma Rafael Sebben, diretor da GOVBR.

A lista das 10 cidades gaúchas que fazem uso do GOVBR Saúde em melhor posição nos índices da Previne Brasil são: Cerro Branco, Selbach, Morro Reuter, Lagoa dos Três Cantos, Eldorado do Sul, Getúlio Vargas, Vacaria, Manoel Viana, Ibiraiaras e Glorinha.