Melo defende instalação de sistema compartilhado entre municípios para prevenção de ciclones

Prefeito destacou que tecnologia seria financiada com a ajuda das prefeituras

Prefeito Sebastião Melo. Foto: Maria Eduarda Fortes

O prefeito Sebastião Melo defendeu, nesta quinta-feira, que o Governo Estadual disponibilize um sistema de radares meteorológicos para a prevenção de ciclones no Rio Grande do Sul. A tecnologia, ainda segundo o chefe do Executivo Municipal, traria agilidade no compartilhamento de informações com municípios gaúchos, que ajudariam no financiamento do projeto.

“O governo do Estado tem que ter um sistema compartilhado com as prefeituras, que vão pagar uma parte dele, para sabermos a velocidade dos ventos.  O radar que chega aqui é de Santa Catarina. Se tudo o que aconteceu não servir para uma tomada de atitude, está tudo errado”, declarou o prefeito à Rádio Guaíba.

Durante entrevista no programa Agora, Melo também destacou que 181 mil pessoas moram em áreas de risco na capital, que passam de 140. “É preciso um programa nacional, uma compra assistida para que uma família saia de uma área d risco”, enfatizou.

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na ultima quinta-feira, conforme o Executivo Estadual, é o maior desastre natural relacionado a chuvas em território gaúcho nos últimos 40 anos. Atualmente, há 1.578 desabrigados e 15.584 desalojados por conta da ocorrência, que deixou um rastro de ao menos 16 mortes.