Os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul relativos ao primeiro trimestre de 2023 serão divulgados nesta quintana quinta-feira, 22. O cálculo é uma referência ao desempenho dos diferentes setores econômicos do Estado e aos comparativos com os resultados do país. No final do ano passado, o indicador gaúcho apresentou uma queda de 5,1%, somando R$ 594,96 bilhões. No mesmo período, o PIB do Brasil cresceu 2,9%.
Os impactos da estiagem sobre a agropecuária influenciaram na queda, além das perdas com a soja (-54,3%), milho (-31,6%), fumo (-14,6%) e arroz (-9,7%) que puxaram a redução do desempenho do setor. Por outro lado, o trigo, cultivado principalmente no inverno, teve alta de 49% na produção. Enquanto isso, o desempenho indústria e serviços, que subiram 2,2% e 3,7% respectivamente, cobrindo parte das perdas do agronegócio.
O cálculo é uma referência ao desempenho dos diferentes setores econômicos do Estado e aos comparativos com os resultados do país. Os dados foram elaborados por técnicos do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).