Após o impacto da pandemia, o home office se tornou uma realidade para muitas empresas no Brasil, com aproximadamente um terço (33%) das organizações adotando o formato de teletrabalho, conforme pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). Embora essa porcentagem tenha diminuído devido a gradual retomada das atividades presenciais, as buscas por vagas home office continuam em alta na internet, sugerindo contínuo interesse dos brasileiros pelo trabalho remoto.
Essa tendência é evidenciada por levantamento da plataforma Onlinecurriculo, especializada em currículos online. Neste mês, as buscas pelo termo ‘vagas de emprego home office’ cresceram 22% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação a junho de 2021, o crescimento passou de 200%.
Quando considerado o conceito amplo “home office”, as buscas neste mês registraram um aumento de 42% em relação a junho do ano passado. Observa-se que o pico das buscas ocorreu em março de 2020, ano em que a pandemia foi oficialmente declarada. Esses dados sugerem que o teletrabalho pode ser mais do que apenas uma tendência passageira, e servem como um bom indicador às companhias acerca de mudanças relevantes no perfil dos profissionais brasileiros.
Lotte van Rijswijk, líder de conteúdo da Onlinecurriculo, destaca que o contexto pandêmico acelerou a implementação do home office, causando uma disrupção global nas organizações. Segundo a especialista, as empresas devem enxergar essa realidade de forma cautelosa e estratégica. “O home office agradou e frustrou muitas pessoas e tem seus prós e contras, mas uma coisa é certa, as empresas que não considerarem as flexibilidades oferecidas pelo teletrabalho, como a possibilidade de evitar o trânsito, ter uma agenda mais maleável e a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, correm o risco de perder grandes talentos para empresas concorrentes”, avalia.