A partir de abril de 2024, o Pix vai ganhar uma nova função. O Banco Central informou nesta quarta-feira, 21, a implementação do Pix Automático, nova função que vai permitir pagamentos recorrentes pelo Pix, tais como pagamentos de contas de serviços públicos e de assinaturas de streaming. A funcionalidade será gratuita para o pagador e poderá ser tarifado no recebimento pelas empresas, como nas outras funções do sistema de pagamentos instantâneo.
A fase de especificação acontecerá entre este mês e agosto. Em setembro, devem ser publicadas as regras, como mudanças no regulamento do Pix e manuais e, em março de 2024,devem acontecer os testes. O cronograma foi aprovado em reunião do Fórum Pix, comitê consultivo permanente que coordena diversos agentes do mercado, na última segunda-feira, 19.
O Pix Automático vai permitir pagamentos recorrentes de forma automática, desde que com autorização prévia do usuário pagador. Segundo o BC, o desenvolvimento do produto é pautado em três pilares: segurança; praticidade para usuários (pagadores e recebedores); e flexibilidade, de forma a permitir seu uso em múltiplos modelos de negócios, sejam digitais ou por estabelecimentos físicos.
Empresas de qualquer segmento do mercado ou porte, eque necessitem de pagamentos periódicos poderão utilizar o novo produto – entre elas, companhias de serviços púbicos (energia, telefonia, etc.), companhia de seguros, operações de créditos, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre outros.