Usar aquela senha mais fácil de lembrar em várias contas diferentes. Este hábito parece comum? Dados de uma pesquisa realizada pela Netfive, empresa com foco na segurança da informação (SI) e serviços de TI, apontam que 60% dos gaúchos são adeptos desta prática, que parece facilitar o dia a dia, porém, pode ser perigosa em relação à proteção dos seus dados pessoais.
A segunda edição do relatório IS4all – Segurança da Informação para todos, foi produzida a partir das respostas de colaboradores de mais de 30 empresas, com uma amostra de 32 mil participantes. Os funcionários responderam um questionário anônimo com perguntas relacionadas à proteção de dados e à segurança da informação.
Um dado preocupante, constatado na pesquisa do ano passado, se repetiu na edição deste ano: 25% das pessoas compartilham suas senhas com colegas de trabalho, familiares e amigos. Mesmo existindo aplicativos que criam e salvam senhas, se preferir criar a sua tenha em mente que é preciso que elas sejam complexas – com no mínimo 12 caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.