Caso Brennand: audiência por estupro é encerrada sem sentença

Interrogatório do empresário durou duas horas; durante a sessão, também foram ouvidas duas testemunhas de defesa

Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

A audiência de instrução do primeiro julgamento de Thiago Brennand terminou, nesta quarta-feira, no Fórum de Porto Feliz, no interior de São Paulo, sem uma sentença. Nesse processo, o empresário é acusado de estuprar uma norte-americana, de acordo com o Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Com início às 14h05min, a sessão durou cerca de quatro horas. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Brennand prestou depoimento por duas horas de forma virtual, já que cumpre prisão preventiva no CDP I (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na capital paulista. Duas testemunhas de defesa também foram ouvidas durante a audiência.

“As partes solicitaram diligências e juntada de documentos. Após a conclusão dessas diligências, será dado prazo às partes para apresentação de memoriais. Em seguida, os autos serão encaminhados ao juiz para sentença”, informou o TJSP em nota.

O objetivo da diligência é recolher elementos que comprovem a participação de um acusado em um crime. O juiz que vai determinar o prazo para a realização dessa investigação.

Após a conclusão dessas diligências, passa a contar o prazo de cinco dias úteis para a acusação e para a defesa para apresentação de memoriais – as alegações finais de forma escrita. No final desses dez dias, o juiz ganha mais dez para decidir a sentença.

Em maio, a denunciante norte-americana depôs na primeira parte da audiência de instrução. Na época, ela afirmou que Brennand apresentou, de início, comportamento gentil, mas passou a agir de maneira agressiva até chegar ao ponto de obrigá-la a manter relações sexuais e ameaçá-la com a divulgação de imagens íntimas.

Nos nove processos em que é réu, Brennand também é acusado de crimes como sequestro, cárcere privado, agressão física e ameaça. Procurada para se manifestar sobre as acusações, a defesa do empresário nunca se pronunciou. Em vídeos publicados na internet, ele já se disse vítima de perseguição e de inveja.