Planalto orienta Caixa a suspender cobrança do Pix para PJs

Decisão final deve aguardar retorno do presidente Lula em viagem para a Europa

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A Caixa Econômica Federal deverá suspender a cobrança de tarifa sobre transferência via Pix para cliente pessoa jurídica. A orientação para reverter a decisão veio do Palácio do Planalto em função das reações negativas em razão da nova tarifa. Na noite desta segunda-feira, 19, o banco comunicou que a partir de 19 de julho haveria cobrança exclusivamente de empresas privadas, o que teria contrariado ministros do governo.

A orientação foi que a Caixa suspenda o anúncio pelo menos até uma decisão final do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem pela Europa. Em nota, a Caixa argumenta que a cobrança é autorizada desde novembro de 2020, conforme Resolução do Banco Central nº 30/2020, e outros bancos já aplicavam tarifas para a operação, mas que não será aplicada para clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais”.

“Mantendo o compromisso de oferecer aos clientes as melhores condições em seus produtos e serviços, a CAIXA ressalta que os valores a serem praticados estão entre os menores do mercado e podem ser consultados nos sites da CAIXA e do Banco Central”, diz a instituição por meio de nota.