O vice-governador Gabriel Souza coordenou, nesta segunda-feira, uma reunião com os prefeitos de 11 municípios do litoral Norte atingidos pelos efeitos do ciclone extratropical que passou pela costa gaúcha. O encontro buscou organizar os próximos passos para a reconstrução das cidades.
Os prefeitos receberam orientações para a busca de recursos que garantam a infraestrutura dos locais afetados a partir de planos de trabalho. Também houve a determinação de que os serviços estaduais, especialmente de saúde e educação, voltem assim que possível, para que possam atender à população.
“Foi uma reunião muito produtiva, já com orientação aos prefeitos sobre como proceder para acessar os recursos e também com a determinação do Estado para que os serviços estaduais sejam recompostos imediatamente, com a volta as aulas o mais cedo possível, a reconexão de comunidades isoladas através de rodovias e pontes e, claro, também a atenção às pessoas no que tange a ajuda humanitária por parte do governo do Estado”, afirmou o vice-governador.
A reunião ocorreu em Osório e teve a presença de secretários, da Defesa Civil e de órgãos subsidiários do governo estadual.
Recuperação
Durante a tarde, o governo estadual divulgou que a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária vai orientar os municípios a como conseguir os recursos necessários para reconstruir as residências afetadas parcial ou totalmente pelo ciclone. Um formulário vai ser enviado a todas as prefeituras, com o objetivo de fazer um levantamento das necessidades de cada município e das demandas relativas à habitação.
Em Caraá, a Secretaria Estadual da Segurança Pública anunciou a instalação de uma estação de trabalho, com seis servidores, para confecção de RGs e atendimento emergencial a pessoas que perderam documentação durante o temporal. O mutirão ocorre de quarta-feira, 21, a domingo, 25.