Passaporte Morfologia de Carazinho é marcado pelo expressivo número de exemplares

O tempo chuvoso foi presença constante durante os dois dias de julgamento de um dos últimos Passaportes Morfologia do ciclo 2023 do Cavalo Crioulo, culminando com uma forte cerração que encobriu parte da manhã, trazendo mais frio à Pista do Parque Vali Albrecht, em Carazinho (RS), do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo do Planalto (NCCCP). Entre os dias 15 e 17 de junho, os 117 animais (95 marcados e 22 incentivos) foram admitidos pelo técnico Thiago Orlando, responsável pelo evento, e disputaram umas das últimas vagas na Morfologia Expointer através de exposições passaportes.

O atual vice-presidente do NCCCP, Felipe Weber, lembra do expressivo número de animais participando deste Passaporte, algo que não é apenas importante para o Núcleo, mas também para o Cavalo Crioulo. “Uma Exposição Passaporte com um número muito expressivo de animais, algo que nos entusiasmou, nos deixou muito contente, tentamos ser o mais hospitaleiros possível e conseguimos atender a todos da melhor maneira possível. Queremos agradecer a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) pela confiança em nosso Núcleo e que possamos seguir levando a raça Crioula adiante”, finaliza Weber.

O Passaporte teve como jurado principal José Francisco Pereira de Moura, que foi auxiliado por Diogo Pinto Ferreira, que cumpriu a tarefa de jurado auxiliar, sendo o responsável pela ordenação da fila da categoria incentivo. Fazendo parte do trio de Potrancas Maiores com Basca Harmonia II e Basca Helen, Basca Honra roubou a cena e foi escolhida como a melhor do trio, também foi o melhor ventre a campo e levando o Grande Campeonato entre as fêmeas e sendo o Melhor Exemplar do Passaporte Morfologia de Carazinho. Iniciando sua trajetória neste ano, a zaina escura é filha de Charque Sensato e BT Dinastia, criada e exposta por Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS).

Entre os machos, Amigo do Tamboré foi o Grande Campeão e Campeão Potranco Menor. Sua primeira saída de casa foi ainda em 2023, quando foi Melhor Exemplar da Exposição Morfológica de Caxias do Sul (RS). Filho de Santa Alice Nublado II e La Vitória do Tamboré, o tostado é criado e exposto por Diego de Lucena Zanandréa, Cabanha Tamboré, de São Francisco de Paula (RS).

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça
BASCA HONRA
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)

Reservada Grande Campeã
NARCISA DA ASKATASUNA
Criador: MARIA IZABEL FRANCO TELLECHEA, Expositor: MARIA IZABEL FRANCO TELLECHEA, Estabelecimento: ESTÂNCIA SANTO ANTÔNIO DA ASKATASUNA, Uruguaiana (RS)

Terceira Melhor Fêmea
RE ROSA MORENA-TE
Criador: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Estabelecimento: ESTÂNCIA LIBERDADE, Rolante (RS)

Quarta Melhor Fêmea
GT NA PINTA
Criador: MARCIAL DOMINGOS CORREIA TERRA, Expositor: MARCIAL DOMINGOS CORREIA TERRA, Estabelecimento: CABANHA TARUMÃ, Tupanciretã (RS)

MACHOS

Grande Campeão
AMIGO DO TAMBORÉ
Criador: DIEGO DE LUCENA ZANANDRÉA, Expositor: DIEGO DE LUCENA ZANANDRÉA, Estabelecimento: CABANHA TAMBORÉ, São Francisco De Paula (RS)

Reservado Grande Campeão
MUCHO MAS DO SALIMAR
Criador: MÁRIO SALIS FILHO, Expositor: MÁRIO SALIS FILHO, Estabelecimento: ESTÂNCIA ELAINE, Bagé (RS)

Terceiro Melhor Macho
CATALUÑA FEITIÇO
Criador: PEDRO GONZALEZ NETO, Expositor: PEDRO GONZALEZ NETO, Estabelecimento: ESTÂNCIA DA LATA, Aceguá (RS)

Quarto Melhor Macho
RE SALITRE
Criador: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Estabelecimento: ESTÂNCIA LIBERDADE, Rolante (RS)