Cultivos de entressafra são tema do primeiro Dia de Campo do Seminário Duas Safras

Mostrar o potencial dos cultivares de inverno para o plantio de entressafra é o objetivo do primeiro Dia de Campo do Seminário Duas Safras, que ocorre em 22 de junho, em Passo Fundo (RS). Produtores inscritos terão acesso a três palestras técnicas pela manhã, seguidas de uma tarde de imersão na área experimental da Embrapa Trigo para conhecer, na prática, estratégias e recursos que podem potencializar a produção nessa época do ano. Evento é gratuito e oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Segundo o Coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, são esperadas em torno de 250 pessoas. Público-alvo é formado por produtores, agricultores e trabalhadores do campo. “Falaremos sobre trigo, cevada, centeio. Também daremos um enfoque na importância da agricultura conservacionista e da pegada de carbono na triticultura. Além disso, teremos uma palestra sobre os resultados do Seminário Duas Safras”, afirma.

Essa é a primeira edição do Seminário que terá uma tarde exclusiva para prática no campo. Na área experimental da Embrapa Trigo, os participantes serão divididos em grupos para acompanhar apresentações técnicas em quatro estações: Cultivo de Grãos na Entressafra, Tecnologias para Gerar Renda e Conservar o Solo, Cultivo na Entressafra e a Resposta do Trigo ao Nitrogênio, e Posicionamento de Novas Tecnologias para Controle de Azevém. “Em cada estação, discutiremos particularidades do campo: as plantas, o manejo, como conservar cada perfil de solo, as culturas e a cobertura”, explica Umberto.

A programação completa pode ser conferida clicando aqui. Inscrições vão até o dia 21 de junho.

O Duas Safras

O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Farsul, Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav, Federarroz, Acergs, Sips, Aprosoja, Ocergs, BSBios e Apassul.

A expectativa é que a medida ajude a ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro no Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, relata o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

Em 2022, três mil pessoas participaram do evento. A caravana de palestras do seminário passou por Santo Ângelo, Porto Alegre, Pelotas, Alegrete, Passo Fundo, Cruz Alta, Lavras do Sul, São Sepé e Vacaria, customizadas conforme as características de cada região.