Gravataí foi fortemente atingida pelos ventos e chuvas da madrugada desta sexta-feira (16) e registrou 219 milímetros de precipitação em 24 horas. De acordo com a Defesa Civil, as regiões mais afetadas foram a Morungava, Caveira, Costa do Ipiranga, Vila Rica e Itatiaia. Para atender as vítimas, o governo municipal está agindo em todas as frentes.
Até o momento, três barcos foram disponibilizados e as famílias atingidas já estão recebendo atendimento no Serviço de Acolhimento Adulto do município. Devido ao fenômeno, alguns serviços estão comprometidos e as aulas da rede municipal foram suspensas nesta sexta (16) e sábado (17), que seria de atividades pedagógicas. A Prefeitura de Gravataí está recebendo doação de colchões para o acolhimento das famílias.
Com todas as equipes nas ruas, a Secretaria de Serviços Urbanos está trabalhando para que as vias que tiveram queda de árvores sejam desobstruídas. Enquanto isso, a Mobilidade Urbana já está com os profissionais nas vias para realizar a manutenção dos semáforos danificados.
Um deslizamento de terras registrado na Rua Major Tito, no bairro São Marcos, no Morro do Itacolomi, atingiu duas residências e também automóveis durante a madrugada. Ninguém ficou ferido. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e pela equipe da Defesa Civil. Na área da saúde, as unidades de saúde Breno Garcia e Morungava estão com os atendimentos interrompidos.