Mais de 70 pessoas já buscaram abrigo no Ginásio do Demhab, na capital

Local funciona em regime de plantão, até segunda-feira, para famílias desalojadas e pessoas em situação de rua

Foto: Talles Kunzler/FASC/PMPA

Devido aos estragados causados pelo temporal desta sexta-feira, 73 pessoas buscaram abrigo no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado no bairro Santana, em Porto Alegre. O local conta com 50 vagas para pernoite e vai ficar aberto pelo menos até segunda-feira.

Segundo o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Tiago Simon, no momento, perto das 20h, havia 40 pessoas com previsão de passar a madrugada no local. Quatro famílias foram encaminhadas a abrigos, albergues e pousadas da rede de acolhimento da rede, durante o dia.

“Muitas famílias sofreram com os alagamentos, estavam em áreas de risco e foram encaminhadas aos alojamentos destinados especialmente a esse público (núcleos familiares). Muitos moradores em situação de rua que chegaram fragilizados, encharcados pelas fortes chuvas, também em função de espaço, foram transferidos para a rede de albergues e abrigos”, detalha.

Ainda conforme o presidente da Fundação, por volta das 20h, um ônibus fazia a última transferência, de 13 pessoas em situação de rua, para a rede de acolhimento.

Além de camas e cobertores, a estrutura do Ginásio conta com um consultório de rua para realizar atendimentos médicos, alimentação e espaço para animais de estimação.

Foto: Talles Kunzler/FASC/PMPA

A operação de acolhimento às vítimas do mau tempo e pessoas em situação de rua conta com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social (SMDS), Assistência Social e Cidadania (Fasc), Saúde (SMS), Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e Defesa Civil, entre outros órgãos do município.