“Um dos dias mais tristes na história do nosso país” declara Trump antes de se declarar inocente

Procuradoria acusa ex-presidente, que se apresentou à Justiça nesta terça, de ter conservado documentos confidenciais depois de deixar a Casa Branca

Foto: Reprodução / Twitter / R7

O ex-presidente americano Donald Trump se apresentou, nesta terça-feira, a um tribunal federal em Miami, acusado de gerenciar de forma negligente segredos de Estado, pondo em risco a segurança nacional. Favorito para ser o candidato republicano à Casa Branca em 2024, ele se declarou inocente perante a Justiça.

Trump, que completa 77 anos nesta quarta, chegou à corte em meio a estritas medidas de segurança e se apresentou perante um juiz para a leitura das acusações contra ele.

“Um dos dias mais tristes na história do nosso país. Somos uma nação em declínio”, disse Trump, na plataforma Truth Social, enquanto era levado para a corte. Ele repetiu ser vítima de uma “caça às bruxas”. Na mesma rede social, chamou o procurador Jack Smith de “lunático”.

Trump é acusado pela Procuradoria de ter conservado documentos confidenciais depois de deixar a Casa Branca, incluindo alguns que continham informações secretas sobre armas nucleares. Ele é alvo de 37 acusações, incluindo “retenção ilegal de informações vinculadas à segurança nacional, obstrução de Justiça e falso testemunho”.