A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou nesta terça-feira (13) um balanço indicando que Porto Alegre tem, até o momento, 2.687 casos confirmados de dengue. Do total das infecções, 2.578 foram autóctones. As notificações de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 4.017. A porcentagem de casos confirmados em relação às notificações é de 66,9%. Conforme o comunicado, esses números são parciais e estão sujeitos a revisão.
Os dados indicam ainda que foram descartadas 803 suspeitas, 111 exames apresentam classificação final inconclusiva e 416 suspeitas seguem em investigação. Por ora, em 2023, quatro óbitos foram confirmados na capital em decorrência da doença, enquanto esse foi o número total registrado de mortes em 2022.
As informações estão publicadas no Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Saúde referente à Semana Epidemiológica 23 (SE 23 – 3 a 10 de junho) e consideram a data de início dos sintomas dos pacientes notificados.
As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Desde o início do ano, foram notificadas 4.317 suspeitas de dengue à Vigilância Epidemiológica da SMS, das quais 4.017 entre pessoas residentes da Capital. Esse dado também está sujeito a revisão.
Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o Boletim da SE 23 ainda registra alto índice da infestação vetorial em 44 dos 46 bairros monitorados com armadilhas.