Moraes quer concluir cerca de 250 processos de crimes mais graves do 8 de Janeiro em seis meses

Na semana passada, Corte formou maioria para tornar réus mais 70 denunciados por envolvimento na invasão

Ministro está com inquérito sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira que em seis meses vai concluir, ao menos, 250 processos contemplando os crimes mais graves relacionados aos ataques do 8 de janeiro. Na semana passada, a Corte formou maioria para tornar réus mais 70 denunciados por envolvimento na invasão e na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.

Esse é o sétimo bloco, que começou em 2 de junho, de julgamentos sobre o caso. As denúncias fazem parte de vários inquéritos em tramitação no STF. Um deles apura o planejamento e a responsabilidade intelectual das invasões, um segundo investiga os participantes da invasão que não foram presos em flagrante durante os atos extremistas nas sedes dos Três Poderes.

Ao todo, a Procuradoria Geral da República apresentou 1.390 denúncias e o STF, até o momento, tornou réus 1.245 envolvidos, restando 145 denúncias para análise.

O ministro Alexandre de Moraes ressaltou ainda que a investigação sobre os ataques de 8 de janeiro não se restringem apenas aos envolvidos no atos de vandalismo, mas incluem também os financiadores dessa mobilização. A declaração ocorreu em evento realizado pela Revista Piauí.