Vice-prefeito de Porto Alegre admite necessidade de realocar chromebooks e carregadores na rede municipal de ensino

Força-tarefa termina entre quinta e sexta-feira

Foto: Alex Rocha/PMPA

Começaram nesta segunda-feira as visitas relacionadas a uma auditoria interna criada para verificar a destinação de equipamentos tecnológicos e materiais didáticos para a rede municipal de ensino de Porto Alegre e a adequação desses itens à infraestrutura disponível em cada escola. Dez equipes, compostas por três pessoas cada, farão a vistoria de 98 estabelecimentos de ensino.

Segundo o vice-prefeito de Porto Alegre e coordenador do comitê gestor operacional, responsável pelo levantamento em cada escola, as vistorias resultarão em diagnósticos e, a partir desses, serão elaborados e executados os planos de ação. “A nossa ideia é visitar 20 escolas por dia, mas também, ao fim desses primeiros 10 dias de trabalho do comitê gestor, apresentar não só uma série de medidas que já foram tomadas, mas também elaborar as ações que vão ser implementadas nos próximos dias”, explica.

Sobre a informação de que muitos professores não conseguiram trabalhar com os chromebooks comprados pela prefeitura porque não receberam os carregadores em quantidade suficiente, Gomes disse que os carregadores foram comprados de acordo com a quantidade necessária. “A princípio, o número de carregadores está adequado ao número de chromebooks que foram adquiridos. Pode se tratar de realocar de alguma escola para a outra, fazer a adequação de algumas escolas que tinham a mais a outras em que faltavam [carregadores]. Já estamos enfrentando isso também. Vamos ter um cenário mais preciso durante a semana”, esclarece.

Ainda segundo o vice-prefeito, dos 25 mil chromebooks, mais de 20 mil já foram distribuídos para o uso dos estudantes. “Estamos fazendo um levantamento de infraestrutura das escolas para a instalação de estações de carregamento rápidas. Nós vamos compilar todas as respostas dessas vistorias e, amanhã, ao lançarmos a próxima rodada de vistorias, já vamos encaminhar para soluções”, adianta.

Sobre as questões a serem enfrentadas nas escolas, como falta de infraestrutura, necessidade de reparos e de obras civis, o vice-prefeito disse que sempre existirão, e que os relatórios servirão justamente para apontar onde os problemas ocorrem. Quanto ao excesso e à falta de materiais, Ricardo Gomes disse ser um problema que pode ser resolvido de imediato. “Nós vamos fazer a realocação. Os problemas que nós conseguirmos enfrentar e resolver imediatamente, já vamos resolvendo. Já temos equipes fazendo o transporte de materiais e vamos acelerar isso ao longo da semana… para fazer com que todos os materiais cheguem na mão dos alunos e professores. Tanto os chromebooks quanto os livros escolares”.

As vistorias nas 98 escolas da capital decorrem de denúncias sobre supostas irregularidades na pasta e o mau uso de verba pública. Na Câmara de Vereadores, dois pedidos de CPIs para investigar as compras seguem esperando análise. O prefeito Sebastião Melo determinou que a auditoria especial apure as ocorrências em um prazo máximo de 60 dias, a contar da sexta-feira passada.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o primeiro dia de visitas teve no roteiro 20 escolas, umas delas a EMEF Professor Gilberto Jorge Gonçalves da Silva, na zona Sul da capital. A força-tarefa segue entre quinta e sexta-feira.

CPIs dependem de aval da Procuradoria da Câmara

Na Câmara Municipal, os dois pedidos de CPIs foram enviados nesta segunda-feira para a análise da Procuradoria da Casa. De acordo com Renan Sobreiro, procurador-geral do Legislativo, o resultado deve sair em menos de um mês.

De autoria da vereadora Mari Pimentel (Novo) e do vereador Idenir Cecchim (MDB), líder do governo, os pedidos, inicialmente, tinham pontos diferentes no direcionamento das investigações. Na última semana, Cecchim adicionou os mesmos objetivos da outra CPI, gerando acusações de plágio por parte da vereadora.

Veja a lista de escolas vistoriadas hoje

EMEF Porto Novo
EMEF Jean Piaget
EMEF Deputado Victor Issler
EMEF Ildo Menghetti
EMEF Prof. Ana Íris do Amaral
EMEF Heitor Villa-Lobos
EMEF Saint Hilaire
EMEF Anísio Teixeira
EMEF Gilberto Jorge da Gonçalves da Silva
EMEF Neusa Goulart Brizola
EMEI Nova Gleba
EMEF Chapéu do Sol
EMEF Moradas da Hípica
EMEF Lidovino Fanton
EMEF Vereador Carlos Pessoa de Brum
EMEF Mário Quintana
EMEF Dolores Alcaraz Caldas
EMEF Senador Alberto Pasqualini
EMEF Professor Larry José Ribeiro Alves
EMEF Vila Monte Cristo