Quem quiser presentear no Dia dos Namorados este ano vai sentir um preço mais salgado. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), revela que os preços dos produtos e serviços mais procurados para a data cresceram, em média, 6% nos últimos 12 meses, o dobro da inflação acumulada no mesmo período pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) que chegou a 3,02%.
A aceleração dos preços foi maior entre os produtos para a data (6,07%) do que os serviços (5,89%). Entre as maiores altas da primeira categoria, ficaram sabonete (21,68%), bombons e chocolates (12,90%), livros (10,31%) e artigos de maquiagem (9,76%). Roupas masculinas e femininas tiveram alta de, respectivamente, 8,41% e 6,13% no período. Já entre aqueles que ficaram mais baratos, sempre comparado com o ano passado, estão os bens duráveis, como celulares (-2,17%), computador e periféricos (-1,15%) e bijuterias (-0,25%).
Já os preços dos serviços mais buscados no período tiveram todos variação positiva. Os preços de hotéis (6,53%), restaurantes (6,27%) e salão de beleza (6,19%) lideraram a lista das maiores altas, enquanto shows musicais (2,44%) e serviços de streaming (3,94%) tiveram as menores altas.
Para Matheus Peçanha, que coordenou o estudo, os serviços foram o setor de destaque do crescimento em 2022, mas muitos segmentos ainda precisam recuperar terreno pós pandemia, como é o caso do setor hoteleiro, cultural e de alimentação.